segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

GRUPO TRAMA DÁ CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES DO PROJETO “ESSA É NOSSA LUTA!” COM ESTREIA DO ESPETÁCULO A ALMA ENCANTADORA DAS RUAS E LANÇAMENTO DE PUBLICAÇÃO
Projeto é uma homenagem ao ator, dramaturgo e diretor          Reinaldo Maia

No dia 9 de dezembro (terça-feira) de 2014, às 21 horas, no Espaço Trama Contagem (Rua Antonio Joaquim Santana, 97 – Fonte Grande – Contagem)  acontecerão a estreia do espetáculo “A Alma Encantadora das Ruas” e o lançamento da publicação Trama em Revista 2 – Encontro com Reinaldo Maia.

As apresentações seguem até o dia 14 de dezembro no Espaço Trama. De quarta a sábado, 21 horas e domingo, 20 horas.  Os ingressos custam R$ 5,00 e  podem ser adquiridos no local, ou reservados previamente pelo telefone 2515 1580 (lotação limitada).  Classificação etária: 12 anos.  Não será permitida a entrada de público após o inicio da sessão. Para os dias 9, 10, 11 e 12 será disponibilizada cota de ingressos gratuitos para alunos de escolas públicas, interessados devem ligar para o telefone 2515 1580.

Nos dias 17 e 18 de dezembro, as 20 horas,  o espetáculo será apresentado na Cia Alma Dellart,  em Betim.

A montagem integra as atividades do projeto “Essa é Nossa Luta” através do qual o Grupo Trama faz um tributo ao ator, dramaturgo e diretor Reinaldo Maia.

Sobre o espetáculo
“A Alma Encantadora das Ruas”  é uma adaptação livre de Reinaldo Maia para o texto homônimo de João do Rio.  Em cena, os atores Carlos Henrique e Rose Brant fazem uma reflexão sobre este espaço urbano e toda a sua complexidade.  A direção do espetáculo é de  Epaminondas Reis.

Na adaptação da obra “A alma encantadora das ruas”, de João do Rio, encontramos um Reinaldo Maia diferente, mais poético, menos direto em suas provocações, mas nem por isso menos crítico da nossa sociedade. Temos aí um belo encontro de dois escritores com olhares extremamente atentos à nossa sociedade. Maia viu no texto de João do Rio a possibilidade de falar sobre a construção e desconstrução das cidades a partir das relações entre os seres que a habitam.

Sinopse:
“A alma encantadora das ruas” 

Ficha Técnica
Texto: João do Rio
Livre adaptação: Reinaldo Maia
Direção: Epaminondas Reis
Elenco: Carlos Henrique e Rose Brant
Cenário e Figurino: Marco Paulo Rolla
Cenotécnica: Jose Aluizio Gouvea
Costureira: Mércia
Iluminação: Wladmir Medeiros e equipe NUTAC
Técnico: Pedro
Trilha Sonora: Maurílio Rocha
Projeto Gráfico / fotos: Ana Martha / Estudio 739
Assessoria de imprensa: Astronauta Comunicação / Adilson Marcelino / Lucas Ávila
Coordenação de produção: Patrícia Imaculada de Matos
Assistente de produção: Lucio Honorato

Sobre a publicação
“Trama em Revista”  - Encontro com Reinaldo Maia –  é o segundo volume da publicação Trama em Revista, espaço no qual o  Trama dedica-se a registrar importantes processos vivenciados pelo Grupo.  Nesta edição, propomos realizar a publicação com o registro do encontro de Reinaldo Maia com o Grupo Trama de Teatro.  A publicação será distribuída gratuitamente ao público presente.

Este projeto foi contemplado com Premio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013.






TRAMA ESTREIA ESPETÁCULO DE RUA
EM PRAÇAS DE CONTAGEM
 Nos dias 6,7, 13 e 14 de dezembro de 2014, o Grupo Trama de Teatro realizará as apresentações do espetáculo OVOS, SUOR E LÁGRIMAS. O roteiro do espetáculo foi criado por  Eid Ribeiro e tem como inspiração e referência o cinema mudo, em que a ação dos personagens independe da utilização da palavra para narrar o desenvolvimento de uma história.  “OVOS, SUOR E LÁGRIMAS”  utiliza um minucioso trabalho gestual e coreográfico dos atores, pontuado por uma contundente trilha sonora. 

Divertido, provocador e de fácil compreensão, OVOS, SUOR E LÁGRIMAS é um espetáculo para todas as idades, como aqueles filmes de Charles Chaplin e Buster Keaton, que inspiraram essa produção.

A direção do espetáculo é assinada por Eid Ribeiro e Epaminondas Reis.  No elenco as atrizes Deinha Baruqui e Fernanda Signorini representam um divertido e lúdico casal de vendedores ambulantes.


O Roteiro
Enquanto um casal de vendedores ambulantes vai preparando sua iguaria para a venda,  a relação deles vai sendo aos poucos revelada, trazendo para a cena o conflitos e afetos na vida conjugal, humanizando-os diante da platéia que os acompanha com emoção, e muitas vezes tomando partido de um ou de outro, de acordo com o desenrolar dos acontecimentos. 

Sinopse
 Um casal de vendedores ambulantes invade a cidade para oferecer uma deliciosa iguaria. Mas, entre nuvens de farinha, ovos quebrados e lágrimas de cortar cebola, eles transformam a arte da culinária num divertido e lúdico espetáculo. O público torna-se assistente do casal de gourmet e também cúmplice de uma historia de amor.
Venha assistir e ajude a fazer esta delícia, recheada de bom humor. 

Ficha técnica
Roteiro: Eid Ribeiro
Direção: Eid Ribeiro e Epaminondas Reis
Elenco: Deinha Baruqui e Fernanda Signorini
Cenário e figurinos: Eduardo Félix
Coordenação de Produção: Patrícia Matos
Assistente de Produção: Lucio Honorato
Técnica: Carlos Henrique

Este espetáculo é uma remontagem do espetáculo do antigo espetáculo O Pastelão o qual foi totalmente remodelado para esta nova temporada.

Programação de apresentações
Dia 6 de dezembro, Sábado, 18h, Praça Sueli Silva, Bernardo Monteiro
Dia 7 de dezembro, Domingo, 10h, Praça N.Sra. da Conceição, Vila Amendoeiras
Dia 13 de dezembro, Sábado, 18h, Praça Irmã Maria de Paula, Petrolândia
Dia 14 de dezembro, Domingo, 10h, Praça da Jabuticaba, Central Park (em frente a Guarda Municipal)

Entrada Gratuita
Classificação etária livre



O espetáculo é realizado com benefícios do Fundo Municipal de Cultura de Contagem.


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A historia de uma cidade é construída pelas várias
historias de vida de cada pessoa que a habita.


Ministério da Cultura, Copasa, Governo de Minas e Grupo Trama de Teatro, convidam para as apresentações de finalização da 

Oficina de Contação de Histórias
Sobre Contagem e seus Moradores


Programação 
Dia 15 de novembro Local: Comunidade dos Arturos—Horário—18h
Rua da Capelinha, 50—Jardim Vera Cruz

Dia 16 de novembro Local: Espaço Trama Contagem—Horário: 10h
Rua Antonio Joaquim Santana, 97—Fonte Grande

Dia 28 de novembro Local: Espaço Bem Viver Mário Covas—Horário—15h
Rua Manoel de Matos, 162—Central Park

Dia 30 de novembro—Local: Parque Gentil Diniz—Horário – 10h
Rua Maria do Carmo Diniz, 141—Nossa Senhora do Carmo 

Entrada Gratuita
Participantes da Oficina
Anna Maria Diniz Oliveira
Carlita de Souza Ribeiro
Evandro Antônio Guilherme
Iris Silva
Maria da Conceição Santos Miranda
Nilo Vieira Silva
Sandra das Graças de Souza

Ministrante da Oficina: 
Elisa Almeida

Uma das premissas do trabalho do Grupo Trama em Contagem é a valorização da cultura local. Por isso, os projetos que desenvolve na cidade procuram investigar, descobrir e disseminar, através da arte, os valores, as tradições e os costumes locais.
Com a oficina de Contação de Historias, propusemos reunir um grupo de moradores antigos da cidade para conhecer um pouco mais de Contagem, através do olhar, da experiência e dos saberes de quem,há muitos anos, ajuda a construir essa cidade.
Durante três meses, esse grupo frequentou as atividades de Contação de Histórias, orientado por Elisa Almeida e, aos poucos, foi resgatando a memória de cada um dos participantes.
Agora vamos dividir com todos nossa experiência. E a cada dia da programação, uma deliciosa receita tradicional da cidade será servida ao público. 
Vamos degustar juntos nossa cultura e conhecer mais o nosso local.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

O Grupo Trama de Teatro selecionará um ator e uma atriz para composição do elenco do espetáculo O Pastelão.  Os interessados devem enviar curriculo e ficha de inscrição para o email: grupotramacomunicacao@gmail.com, conforme publicado no edital abaixo:
____________________________

EDITAL DE SELEÇÃO DE ATOR E ATRIZ PARA PARTICIPAÇÃO EM NOVA MONTAGEM DO GRUPO TRAMA DE TEATRO

O representante do Grupo Trama de Teatro, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público para conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições para a seleção de um ator e de uma atriz para composição do elenco do espetáculo O Pastelão.

1.    DO OBJETIVO:
1.1. O presente edital tem por objetivo estabelecer normas para a seleção de um ator e uma atriz para participação do espetáculo O Pastelão que passará a integrar o repertório do Grupo Trama de Teatro.  A montagem do espetáculo será realizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Contagem.  O período de montagem e apresentações é de agosto a dezembro de 2014.  No que se refere ao projeto realizado pelo Fundo Municipal de Contagem, até dezembro de 2014 serão realizados duas apresentações de pré estreia e quatro apresentações em praças de Contagem.

2.    DOS PRE-REQUISITOS
2.1. Possuir experiência em teatro
2.2 Ter habilidades circenses
2.3 Ter DRT de ator (atriz) provisória ou definitiva
2.4 Ser maior de 18 anos

3.    DAS INSCRIÇÕES
3.1 Os Interessados deverão preencher a ficha de inscrição anexa e enviar por email:
     ficha de inscrição preenchida e assinada
     Copia da Carteira de Identidade
     Copia da DRT
     Currículo resumido.  
     Opcionalmente podem ser enviados vídeos e/ou indicações de links de vídeos que demonstrem  o trabalho já realizado ou fotos.
O email deve ser enviado para: grupotramacomunicacao@gmail.com com assunto: seleção de ator e atriz, até o dia 11 de agosto.

4.    DA SELEÇÃO
4.1. A equipe de produção do Grupo Trama de Teatro fará uma seleção dos currículos enviados e até o dia 13 de agosto divulgará os nomes dos pré-selecionados no blog do Grupo Trama e redes sociais.  Com os candidatos pré-selecionados será feito um teste, em data a ser determinada.

5.    DAS CONDIÇÕES
5.1 Serão pagos cachês de ensaio e de apresentação.  Os valores referentes aos cachês e condições de contratação serão tratados com os candidatos selecionados.


Contagem, 1 de agosto de 2014.

GRUPO TRAMA DE TEATRO




SELEÇÃO DE ATOR E ATRIZ

FICHA DE INSCRIÇAO



Nome completo:______________________________________________

RG: ________________________________________________________

CPF:________________________________________________________

DRT DE ATOR/ATRIZ: ___________________________


Endereço:_____________________________________________n. _____
Bairro: ______________________________________________________
Cidade: ______________________________________________________

Telefone:
Celular: ______________
Fixo: ________________

Email: ______________________________________________________




Declaro concordar com as normas estabelecidas para o processo de seleção, de ator e atriz conforme edital lançado pelo Grupo Trama, em 1 de agosto de 2014.



Nome completo:

Assinatura:


quinta-feira, 1 de maio de 2014

PROJETO “CENA LOCAL”, DO GRUPO TRAMA DE TEATRO,
REÚNE ARTISTAS DE CONTAGEM EM PRAÇAS DA CIDADE

Espetáculos gratuitos serão apresentados na Praça Tiradentes, Parque Gentil Diniz, Praça Sueli Silva, Comunidade dos Arturos e Praça da Jabuticaba

Em março, o Grupo Trama de Teatro lançou edital do projeto “Cena Local” para selecionar espetáculos de 03 artistas e/ou grupos de Contagem com vistas a realização de cinco apresentações artísticas em praças e ruas da cidade. Agora chegou a vez de público conferir as atrações selecionadas, que se apresentarão de 4 de maio a 1º de junho.

Foram selecionados a Cia Kyrius de Artes – Kyartes, com o espetáculo “Era uma vez... o Lobo”; o artista circense Moisés, o Rei do Pedal; e a Junior Cia de Dança, com números de Street Dance.

A programação do projeto “Cena Local” mescla apresentações de teatro, dança, circo, e contará ainda com o Bloco Carnavalesco Maria Baderna e  uma atividade dinâmica, Memorabilia, que será realizada com a participação do público presente e que tem como objetivo resgatar histórias que constroem as identidades culturais da cidade.

Programação – sempre aos domingos a partir da 9h
4 de maio   -   Praça Tiradentes (Praça do Fórum)
18 de maio  -  Parque Gentil Diniz
25 de maio  -  Praça Sueli Silva - Bernardo Monteiro
01 de junho  -  Comunidade dos Arturos
08 de junho   - Praça da Jabuticaba

Atrações
- Cia Kyrius de Artes – Kyartes – cia de teatro que surgiu na periferia de Contagem em 1993 e, desde então, atua sob a perspectiva de oferecer atividades artísticas em locais onde não há uma acesso fácil à arte.
- Moisés, o Rei do Pedal  - tradicional artista circense, reside em Contagem há 25 anos, um legítimo representante dos artistas de circo atualmente.
- Cia Junior  de Dança - criada pelo professor e diretor Jarbas Junior em 1992, no bairro Eldorado, hoje a Cia. é especializada em Street Dance  e representa Contagem em vários festivais no país e é parceira de projetos sociais na cidade.
- Para completar a programação, convidamos, como participação especial, o Bloco carnavalesco Maria Baderna, representante da nova geração da cultura de Contagem, que surge com o intuito de soprar novos ares da cena cultural da cidade.
A programação contará ainda com:
Memorabilia - uma divertida brincadeira que pode nos ajudar a compreender melhor nossa história e, sobretudo, a valorizar nosso espaço.  Convidamos toda a comunidade a participar dessa dinâmica com o objetivo resgatar histórias que constroem as identidades culturais da cidade.  Traga de casa algum objeto, ou uma historia, uma foto, qualquer coisa que seja significativa para reativar lembranças da sua identidade, da sua família, da sua cidade.   Numa grande roda de conversas, vamos buscar  lembranças e viver descobertas!  A atividade será desenvolvida por profissionais da Casa de Cultura de Contagem.


Espetáculos

- Espetáculo Era uma vez... o Lobo (KYARTES) - O espetáculo “Era uma vez... o Lobo”  é uma releitura da história infantil de Chapeuzinho Vermelho, construída a partir do trabalho experimental da Kyrius Cia das Artes. Nesta trama, Lobonaldo  quer  mudanças no seu papel na história.  Cansado de morrer e de não efetivar seus planos contra Chapeuzinho, propõe junto com o Lobo dos  Três Porquinhos (Lobildo) e os lobos lobinhos na plateia a criação do Estatuto dos lobos, no qual reivindicam proteção para os lobos.  Chapeuzinho Vermelho também  está diferente.  Ela quer mudanças em seu papel na história, pois quer seus direitos garantidos.  Ela agora está aos cuidados da vovó  que não sabe lidar mais com esta “menina”.  E Lobonaldo percebendo a crise familiar se aproxima de Chapeuzinho e da vovó com o intuito de ajudar.
- Espetáculo de circo com Moisés, o Rei do Pedal -  apresentação de artistas de circo e de Moisés, o Rei do Pedal, e suas fantásticas bicicletas
- Espetáculo de Street Dance (Cia Junior  de Dança) – apresentação de vários números de Street Dance ao longo da programação.
- Participação especial do bloco Maria Baderna  - para finalizar a programação, a animação do bloco carnavalesco Maria Baderna.  Com a presença da boneca Maria Baderna e muita música boa!!


PROJETO “CENA LOCAL”

O Projeto “Cena Local” é uma iniciativa do Grupo Trama de Teatro e visa realizar uma mostra de artes cênicas com artistas e/ou grupos atuantes na cidade de Contagem.  A mostra, que tem o intuito de valorizar artistas e espaços públicos da cidade.

Segundo Patrícia Matos, produtora do Grupo Trama, “O Cena Local tem como objetivo contribuir pela  valorização da cultura local e estabelecer um diálogo ativo com a cidade”


O Projeto “Cena Local” é realizado com recursos do
Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.



Informações sobre os Grupos

Kyrius Cia de Artes – KYARTES
A Kyrius Cia de Artes surgiu em 1993 na periferia de Contagem, com jovens que gostariam de dizer algo à comunidade por meio de sua arte.  Em 2000, o grupo fez o primeiro espetáculo profissional.  Aqueles jovens atores, agora profissionais nas áreas de administração de empresa, psicologia, sociologia e educação, fundam uma OSCIP para dar continuidade ao sonho de promover cultura aos lugares mais desassistidos do estado de Minas Gerais.  Atuam nas ruas e nas casas de artes das cidades, principalmente nas cidades com pouca acessibilidade cultural. Atualmente, a  Kyrius Cia de Artes  apresenta-se em Contagem e em diversas cidades do interior de Minas Gerais e possui  no currículo diversos espetáculos  como: “Amigos de rua”; Esta Noite tudo bem; “Era uma vez... o Lobo”; “Beltrana Tô Fora e Totó da Silva”; “Salve o Planeta Azul”; “Maria”; entre outros. A oficina de iniciação teatral itinerante é outra ação desenvolvida pela Kyrius.  A oficina é realizada em varias Instituições e sempre  culmina com uma apresentação teatral. Em 2003, a Kyrius recebe o Certificado de Cidadania cultural da Superintendência de Cultura de Contagem. Em 2013, o Projeto Rural Mambembe da Kyartes,  que tem como proposta a revitalização do veículo automotivo da marca Rural Aero Willys ano 76 para levar espetáculos ao público com pouca ou nenhuma acessibilidade cultural, foi premiado na 5ª. Edição do  CENA MINAS (Secretaria de Cultura de Minas Gerais)           

Contato: kyartes@yahoo.com.br  //  31 9175 5109

Moisés, o Rei do Pedal
Moises Quintão Faria, 67 anos, conhecido  como Moisés, o Rei do Pedal e suas bicicletas malucas. Foi na sua infância, quando ainda trabalhava na roça, que Moises começou a brincar de bicicleta.  Depois que deixou a roça teve vários empregos, como  cobrador, vendedor de gás e padeiro. Em todos esses empregos, Moises sempre utilizou a bicicleta como seu instrumento de trabalho. Ao completar 24 anos, Moises entrou para o circo.  Primeiro para ser funcionário, foi capataz, montador de estrutura e mais tarde diretor dos espetáculos.  Moises trabalhava durante o dia e, à noite, treinava em sua bicicleta.  Muitas vezes já fez muita gente correr nas ruas de Coronel Fabriciano, pois andava de bicicleta nas madrugadas  e era confundido com assombração!!!! Quando tornou-se um ciclista profissional.... Moises foi embora com o circo.  Por mais de cinco anos não voltou a Minas Gerais.  Nesta época, morou no Rio de Janeiro, onde participou como dublê em filmes de Renato Aragão como “Cinderelo Trapalhão” e “Saltimbancos”. Há vinte e cinco anos reside em Contagem e continua fazendo shows por todo o Brasil com suas bicicletas malucas. Hoje, Moisés, o Rei do Pedal é um artista referência para várias gerações.
Contato: http://www.moiseslonas.com.br/  // 31 9518-0509 //  31 3351-2534  //  31 9161-6056

 Cia Junior de Dança
A Cia. Junior de dança, que foi fundada em 1992, no Bairro Eldorado, em Contagem, pelo atual professor e diretor Jarbas Júnior, é um grupo de dança de vários estilos como  Hip Hop, Street Dance, Hip Hop Dance, B-Boy, Breaking, Locking, Popping, e Krumping entre outros. O fundador da Cia, Jarbas Junior é ex-bailarino clássico e estudou em grandes escolas de dança de Belo Horizonte, como o Ballet Rosana Maria, o Centro Mineiro de Danças Clássicas, o Centro Artístico de Danças Clássicas. Bailarino premiado em diversos festivais de Minas Gerais e outros estados. A Cia. Junior de Dança mantem  parcerias com projetos sociais como: Projeto Fred, Fica Vivo, Arte na Escola de Itabirito MG, BH Cidadania e Pró-Jovem Itabirito MG. Através dessas parcerias outros grupos paralelos a Cia Junior vem sendo montados como: Raízes de Rua de Sarzedo MG, Atividance de BH, Trajetória Urbana de Raposos MG, Vulcanos de BH, Hip-Hop esperança de Montes Claros, Detônic de Itabirito MG. Atualmente a Cia é especializada em Street Dance e destaca-se por seu estilo forte e marcante.  Com esta modalidade, o grupo representa Contagem em vários eventos de dança de Minas Gerais e outros estados do Brasil e já foi vencedor de vários festivais como: “Festival Darcy Dutra Porto – Grajaú Club”, Rio de Janeiro (RJ);  “7º Encontro Mineiro de Dança” em Matozinhos (MG); XV Festival de Dança do Triângulo” em Uberlândia ( MG);  “ Curvelo faz Arte “, em Curvelo (MG) ; “Dançaraxá 2008” em Araxá (MG).

Contato: http://ciajuniordedanca.webnode.com  //   cia.junior@yahoo.com.br  //  31 9113 4026


Maria Baderna
O Bloco Maria Baderna surgiu a partir de uma ideia lançada durante o Corredor da Baderna Cultural em setembro de 2013, ocupação realizada em frente ao Centro Cultural de Contagem em resposta a ataques do poder público local que tachou os artistas de baderneiros após realizarem atos pelo direito à cultura e à cidade.  A partir daí, o Maria Baderna realizou uma série de encontros, ensaios, oficinas, construção do boneco habitável, composição de marchinhas, entre outras atividades, sempre abertos a todos os interessados e visando o resgate do carnaval popular de rua. Durante o carnaval de 2014, o bloco saiu por ruas de Contagem em três dias e um dia em Belo Horizonte, obtendo enorme sucesso entre os foliões. As atividades continuam durante todo o ano, com oficinas de percussão e sopro em todos os domingos, de 15hs às 18hs, na Praça da Jabuticaba, e ensaio geral do bloco Maria Baderna todo primeiro domingo do mês, a partir das 15hs, também na Praça da Jabuticaba, centro de Contagem.
O Bloco homenageia e resgata o nome da bailarina italiana Maria Baderna, moça talentosa e inovadora nascida em Castelo San Giovanni, no Piemonte, em 1828. Fugindo de perseguição política na Itália, cujo norte estava ocupado pela Áustria, Maria e seu pai Antonio Baderna desembarcaram no Rio de Janeiro em 1849. Inicialmente a bailarina causou grande admiração por parte do público, que logo associou seu nome à elegância e beleza. Conquistou fãs apaixonados entre estudante e aristocratas. No entanto, causou grande rebuliço ao decidir introduzir, entre os passos da dança clássica, traços do Lundu, dança de origem africana. Sua rebeldia e fama de boêmia atraíram inimigos entre os conservadores, que a acusavam de corromper a juventude. Logo, Maria Baderna foi vítima de fortes críticas, boicote e diminuição de contratos. Seus apoiadores, em atitude solidária, batiam os pés no chão do teatro e gritavam seu nome, causando tumulto nos espetáculos. Foram os primeiros a serem chamados de Baderneiros. Surge aí o nome Baderna como sinônimo de bagunça, confusão, sentido mais conhecido atualmente e muito utilizado contra as manifestações populares. Contudo, fica o legado da bailarina Maria Baderna, que desafiou o status quo e os ditos bons costumes.



REFLEXOS E REFLEXÕES
Será apresentado no Espaço Trama Contagem, dias 2 e 3 de maio (sexta e sábado), as 20 horas.

“Reflexos e Reflexões” o espetáculo é resultante da Oficina de Iniciação Teatral realizada, dentro da programação doProjeto Jovens em Trama, com jovens e adolescentes moradores da cidade de Contagem MG.

O espetáculo propõe discussões sobre as causas e consequências  do uso e abuso do álcool e outras drogas na sociedade atual.  O roteiro do espetáculo foi criado a partir de palestras e estudos sobre o tema, os quais foram realizados ao longo da oficina com os jovens participantes.

Entrada Gratuita.  Retirar convite 30 minutos antes.
Classificação: Livre
Informações: 2515 1580




REFLEXOS E REFLEXÕES

Sinopse

Em um laboratório de pesquisas avançadas, um grupo de alunos realiza um estudo sobre as drogas na história da humanidade. Através de um portal do tempo, eles vivenciem cenas do passado, do presente e do futuro e tem a missão de interferir nos acontecimentos, recriando-os; reinventando-os, ao seu olhar.  A historia pode ser mudada? Ao final, o público é convidado a refletir sobre o seu papel nessa historia.

Ficha Técnica

DIREÇÃO DO ESPETÁCULO: Carlos Henrique

PROFESSORES:
Dramaturgia: Marcelo Dias e Rogério Coelho
Cenário: Adriano Borges da Cruz
Figurino: Camila Polatscheck
Iluminação: Felipe Cosse
Expressão Corporal: Emiliana Marques
Teatro e Realidade: ZAP 18
Iniciação ao Teatro: Elisangela Souza

PROFISSIONAIS QUE PARTICIPARAM  DA  MONTAGEM DO ESPETACULO
REFLEXOS E REFLEXÕES
Trilha sonora:  Maurilio Rocha
Cenografia:  Jose Aluízio Gouvêa
Graffite do cenário: Hugo Honorato
Assessoria de imprensa: Astronauta Comunicação / Adilson Marcelino e Lucas Ávila
Projeto Gráfico: Estúdio 739 / Ana Martha
Filmagem: Carabina Cultural

PALESTRANTES: Claudia Memória, Lívia Pires Guimaraes, Moises de Andrade Junior

ALUNOS: Alan Ferreira Pacheco Silva, Amanda Silva Diniz, Cristiano Luiz de Oliveira, Daniela Fernandes de Oliveira, Esdras Gabriel Santiago Diniz, Kleynata  Ketleen dos Santos Diniz, Laiza Ventura Oliveira Brandão, Leandro de Sé Meira, Luana Rosa de Sá, Maria Vitoria Oliveira Azevedo, Natália Alves da Silva, Nayara Lima Bretas, Weyby Tainara Almeida Andrade

terça-feira, 8 de abril de 2014

GRUPO TRAMA DE TEATRO
ESTREIA ESPETÁCULO DO PROJETO “JOVENS EM TRAMA”

Espetáculo “Reflexos e Reflexões” é resultante de ciclo de oficinas voltadas para jovens moradores de Contagem


O Grupo Trama de Teatro estreia no dia 10 de abril, com temporada até o dia 30, em vários EDUCARTEs de Contagem, o espetáculo “Reflexos e Reflexões”. A peça é resultante da Oficina de Iniciação Teatral realizada, dentro da programação do Projeto Jovens em Trama, com jovens e adolescentes moradores da cidade de Contagem MG.

O espetáculo propõe discussões sobre as causas e consequências  do uso e abuso do álcool e outras drogas na sociedade atual.  O roteiro do espetáculo foi criado a partir de palestras e estudos sobre o tema, os quais foram realizados ao longo da oficina com os jovens participantes.

As apresentações de “Reflexos e Reflexões” serão gratuitas e acontecerão nos EDUCARTEs de Contagem especialmente para alunos de escolas públicas municipais e estaduais.

Agenda de Apresentações

Dia 10 de abril – 10h     – Educarte Estação do Saber  - Bairro Bela Vista
Dia 15 de abril – 09h30 – Educarte Lucas Braga da Cruz – Funcionários
Dia 16 de abril – 14h30 – Educarte Ligia Magalhaes – Inconfidentes
Dia 22 de abril – 14h30 – Educarte Campo Alto – Campo Alto
Dia 23 de abril – 14h30 – Educarte Parque São João – Parque São João
Dia 29 de abril – 13h30 – Educarte Nossa Senhora Auxiliadora – Nova Contagem
Dia 30 de abril – 14h30 – Educarte Argentino Honório dos Reis



REFLEXOS E REFLEXÕES

Sinopse

Em um laboratório de pesquisas avançadas, um grupo de alunos realiza um estudo sobre as drogas na história da humanidade. Através de um portal do tempo, eles vivenciem cenas do passado, do presente e do futuro e tem a missão de interferir nos acontecimentos, recriando-os; reinventando-os, ao seu olhar.  A historia pode ser mudada? Ao final, o público é convidado a refletir sobre o seu papel nessa historia.

Ficha Técnica

DIREÇÃO DO ESPETÁCULO: Carlos Henrique

PROFESSORES:
Dramaturgia: Marcelo Dias e Rogério Coelho
Cenário: Adriano Borges da Cruz
Figurino: Camila Polatscheck
Iluminação: Felipe Cosse
Expressão Corporal: Emiliana Marques
Teatro e Realidade: ZAP 18
Iniciação ao Teatro: Elisangela Souza

PROFISSIONAIS QUE PARTICIPARAM  DA  MONTAGEM DO ESPETACULO
REFLEXOS E REFLEXÕES
Trilha sonora:  Maurilio Rocha
Cenografia:  Jose Aluízio Gouvêa
Graffite do cenário: Hugo Honorato
Assessoria de imprensa: Astronauta Comunicação / Adilson Marcelino e Lucas Ávila
Projeto Gráfico: Estúdio 739 / Ana Martha
Filmagem: Carabina Cultural

PALESTRANTES: Claudia Memória, Lívia Pires Guimaraes, Moises de Andrade Junior

ALUNOS: Alan Ferreira Pacheco Silva, Amanda Silva Diniz, Cristiano Luiz de Oliveira, Daniela Fernandes de Oliveira, Esdras Gabriel Santiago Diniz, Kleynata  Ketleen dos Santos Diniz, Laiza Ventura Oliveira Brandão, Leandro de Sé Meira, Luana Rosa de Sá, Maria Vitoria Oliveira Azevedo, Natália Alves da Silva, Nayara Lima Bretas, Weyby Tainara Almeida Andrade



Oficina de Iniciação Teatral do Projeto Jovens em Trama

A oficina de Iniciação Teatral, cuja finalização é a apresentação do espetáculo Reflexões e Reflexões, faz parte da programação de atividades do Projeto Jovens em Trama.

Em setembro de 2013 foram selecionados, através de edital público, 19 jovens moradores de Contagem, estudantes de escolas públicas municipais, para participação na oficina.   O objetivo  central da oficina era proporcionar aos jovens um espaço para discussão sobre as causas e consequências do uso e abuso de álcool e outras drogas atualmente, tendo com o instrumento deste aprendizado, a linguagem teatral.

Durante cinco meses esses jovens participaram de um intenso programa de capacitação que incluiu palestras com psicólogos da Puc Minas, além de uma vasta grade de disciplinas sobre o teatro:  Teatro e Realidade, Dramaturgia, Expressão Corporal Figurino, Cenário, Iluminação.   Ao longo das aulas, os alunos puderam vivenciar  todo o processo que precede a uma montagem de um espetáculo e puderam ter contato com diversos profissionais que atuam na produção teatral. As aulas privilegiaram suscitar nos alunos o exercício do pensamento e do entendimento da realidade.

“Para além das técnicas teatrais apreendidas, o mais importante é que esses jovens começaram a perceber o teatro como um importante canal de comunicação e de transformação social”, ressalta Carlos Henrique responsável pela direção do espetáculo.


PROJETO “JOVENS EM TRAMA”

O Projeto  Jovens em Trama é uma iniciativa do Grupo Trama de Teatro e as atividades realizadas tiveram como objetivo promover espaços de discussão e reflexão sobre as causas e consequências  do uso e abuso do álcool e outras drogas na sociedade atual.

O projeto, iniciado em abril de 2013, foi realizado em duas etapas: na primeira, foi produzido um espetáculo de rua com título XoTeDáUmaIdeia!, com a participação de grupos de Contagem como Tirana e Filhos de Zambi da Comunidade dos Arturos. Esse espetáculo foi  apresentado em sete praças de diversas regiões da cidade de Contagem.

Para a segunda e última etapa, o objetivo era selecionar jovens moradores de diversas regiões da cidade para participar de uma oficina de iniciação teatral e da montagem de um espetáculo que também  propusesse uma discussão sobre o tema das drogas,  sob um olhar da própria juventude.    Para criação desta  montagem os alunos passaram por um ciclo de aulas temáticas e também de aulas relacionadas ao teatro.

As apresentações  do espetáculo Reflexos e Reflexões representam o  momento dos jovens de replicarem todo o conhecimento adquirido e produzido ao longo da oficina do Projeto Jovens em Trama.


O projeto Jovens em Trama é uma realização do Grupo Trama de Teatro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Contagem e com recursos do UNODC / Ministério da Saúde e Ministério da Cultura.


sexta-feira, 14 de março de 2014

Dia 29 de Março, às 20h30, o ESPAÇO TRAMA CONTAGEM receberá o espetáculo:
SOLAMENTE FRIDA
Uma produção dos grupos Cia. Garotas Marotas, do Acre, e Teatro de Los Andes, da Bolívia
NÃO PERCAM!!

TURNÊ MINEIRA DE “SOLAMENTE FRIDA”

Contemplado com o Prêmio Myriam Muniz, espetáculo será apresentado em Belo Horizonte, Contagem e Mariana

Depois de vasta pesquisa que reuniu os grupos Cia. Garotas Marotas, do Acre, e Teatro de Los Andes, da Bolívia, durante 2011 e 2012, nos dois países, chegou aos palcos “Solamente Frida”, um olhar humanista sobre a pintora mexicana Frida Kahlo. Agora, chegou a vez do público mineiro conhecer o espetáculo, que será apresentado de 27 a 31 de março em três cidades mineiras: Belo Horizonte, Contagem e Mariana.
A abertura da curta turnê mineira de “Solamente Frida” começa pela capital com duas apresentações nos dias 27 e 28 de março, às 20h30, na ZAP 18.
Os limites do corpo, a luta pela vida, a entrega às paixões e a mente criadora que enfrenta as adversidades do mundo em direção à transcendência pela arte. “Solamente Frida” recorta alguns aspectos da vida de Frida Kalho, sejam em imagens, sejam em textos narrativos.

“Solamente Frida” fará as seguintes apresentações:
Belo Horizonte
Dias 27 e 28 de março, quinta e sexta, às 20h30
ZAP 18
Rua João Danada, 18 – bairro Serrano - Tel: 3475 6131 -    
www.zap18.com.br
Ingressos: R$20,00 (inteira) -  e R$10,00 (meia)

Contagem
Dia 29 de março, sábado, às 20h30
Espaço Trama
Rua Antonio Joaquim Santana, 97 – Fonte Grande - Tel: 2515 1580 -    
tramadeteatro.blogspot.com.br
Ingressos: R$20,00 (inteira) -  e R$10,00 (meia)

Mariana
Dia 31 de março, segunda, às 20h
Teatro SESI Mariana
Rua Frei Durão, 22 - Centro - Tel: 3557 1041 
Ingressos: R$20,00 (inteira) -  e R$10,00 (meia)


quarta-feira, 5 de março de 2014

Matéria divulgada no Jornal Estado de Minas sobre a Cena Teatral de Contagem

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PROJETO CENA LOCAL

O Projeto CENA LOCAL é uma iniciativa do Grupo Trama de Teatro e visa realizar uma mostra de artes cênicas com artistas e/ou grupos atuantes na cidade de Contagem. Para compor a programação, das cinco mostras que serão realizadas em praças e espaços públicos da cidade, a partir de maio de 2014,  serão selecionados três espetáculos de grupos e/ou artistas de teatro, dança ou circo.  

A mostra, que tem o intuito de valorizar artistas e espaços públicos da cidade, contará também com palestras e discussões  sobre a valorização local e pertencimento.

No dia 19 de fevereiro, o Grupo Trama lança o edital com as normas para seleção pública dos artistas interessados. Poderão inscrever-se para participação no CENA LOCAL artistas e/ou grupos de artes cênicas, que sejam estabelecidos na cidade de Contagem.

As inscrições ficam abertas até o dia 24 de março.

Após a seleção dos artistas, aguardem divulgação da programação das apresentações, que serão gratuitas.

  O Projeto CENA LOCAL  é realizado com recursos do 
Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.

Confira abaixo o edital de seleção de artistas e grupos:

PROJETO CENA LOCAL
EDITAL DE SELEÇÃO DE ARTISTAS E/OU GRUPOS
PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO CENA LOCAL

O representante do Grupo Trama de Teatro, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público para conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições para a seleção de espetáculos de artes cênicas (teatro, dança e circo) que farão a composição da  programação do Projeto “Cena Local”.


1.    DO OBJETIVO:
1.1. O presente edital tem por objetivo estabelecer normas para a seleção de  espetáculos de 03 artistas e/ou grupos da cidade de Contagem com vistas a realização de cinco apresentações de teatro, dança ou circo, em praças e ruas da cidade de Contagem, na programação do Projeto Cena Local, realizado pelo Grupo Trama de Teatro com  recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.

2.    DO PROJETO CENA LOCAL
Objetivo: realizar mostra de artes cênicas com artistas e/ou grupos atuantes na cidade de Contagem.  A mostra, que tem o intuito de valorizar artistas e espaços públicos da cidade, contará também com espaços para  palestras e discussões  sobre a valorização local e pertencimento.
2.1. Período, local e horário de desenvolvimento: as apresentações acontecerão nos dias: 4, 18 e 25 de maio e 1 e 8 de junho de 2014, aos domingos, no horário de 9 às 14 horas.
2.2.   Locais de realização: as apresentações acontecerão em cinco praças, parques ou ruas da regional Sede, da cidade de Contagem.  Os locais serão definidos posteriormente e comunicado com antecedência aos selecionados.

3.    DOS PARTICIPANTES:
3.1. Poderão inscrever-se para participação no Projeto, artistas e/ou grupos de artes cênicas, que sejam estabelecidos na cidade de Contagem.
3.2. Os participantes, para efeitos de inscrição, deverão preencher os seguintes requisitos:
3.2.1.   Ser pessoa física ou jurídica, com pelo menos 2 anos de atuação, em Contagem, nas artes cênicas, comprovados por meio de clipping, material gráfico, vídeo
3.2.2.   Ser pessoa física ou jurídica estabelecido na cidade de Contagem (comprovação através de comprovante de endereço da pessoa jurídica ou física)
3.2.3.   ser brasileiro nato ou naturalizado, ou, sendo estrangeiro, possuir visto de permanência definitiva e Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) na forma do Estatuto dos Estrangeiros (Lei Federal nº 6.815/80) e que sejam residentes no estado de Minas Gerais.
3.2.4.   Se pessoa física, ter 18 (dezoito) anos ou mais ou ser emancipado na forma da Lei, em pleno gozo de sua cidadania;

4.    DAS INSCRIÇÕES
4.1. Período de inscrição: 19 de fevereiro a 24 de março de 2014.
4.2. Os candidatos interessados em participar do processo de seleção deverão enviar os itens abaixo mencionados, via SEDEX, com AR,  ou entregar pessoalmente até o dia 24 de março, último dia da postagem e da entrega.
4.3. Documentação exigida
4.3.1.   Pessoa física:
- Ficha de Inscrição preenchida (modelo anexo).
- Cópia da Carteira de Identidade e CPF.
- Comprovante de endereço
- Currículo resumido com no máximo duas laudas, impresso em formato A4
- Comprovações de currículo como clippings, material gráfico, vídeo etc (com comprovação de atuação em Contagem)
- Proposta do espetáculo de dança, teatro ou circo que pretende apresentar na programação do Projeto Cena Local:
A proposta deverá conter:
Release do espetáculo, Sinopse do espetáculo, ficha técnica, relação de equipamentos e necessidades técnicas necessárias para a realização da apresentação.
Vídeo e/ou fotos do espetáculo

4.3.2.   Pessoa jurídica
- Ficha de inscrição preenchida (modelo anexo)
- Estatuto da instituição com alterações
- Cartão de cnpj
- Comprovante de endereço
- Comprovações de currículo como clippings, material gráfico, vídeo etc (com comprovação de atuação em Contagem)
- Proposta do espetáculo de dança, teatro ou circo que pretende apresentar na programação do Projeto Cena Local:
A proposta devera conter:
Release do espetáculo, Sinopse do espetáculo,  ficha técnica, relação de equipamentos e necessidades técnicas necessárias para a realização da apresentação
Vídeo e/ou fotos do espetáculo

A documentação deve ser enviada em envelope lacrado contendo no exterior do envelope nome do candidato, nome do espetáculo, área do espetáculo  (teatro, dança ou circo).

A documentação acima descrita, enviada para inscrição, NÃO SERÁ DEVOLVIDA AO CANDIDATO.

Endereço para envio das inscrições por correio ou para entregar pessoalmente:
Horário para entregar pessoalmente: de segunda a sexta, de 14:00h as 18:00h

GRUPO TRAMA DE TEATRO
RUA ANTONIO JOAQUIM SANTANA, 97 – FONTE GRANDE
32013-480 – CONTAGEM - MG

4.4. Não serão aceitas inscrições enviadas fora do prazo estipulado por este edital.
4.5. Não serão aceitas inscrições cuja documentação esteja incompleta.
4.6. Não será admitido o envio de inscrições por meio de fax, e-mail ou instrumento similar.

5.    DA COMISSÃO DE SELEÇÃO
5.1. A seleção dos artistas/grupos participantes será de responsabilidade da equipe de produção e coordenação do Grupo Trama de Teatro.

6.    DO PROCESSO SELETIVO
6.1. Serão automaticamente excluídos do processo seletivo os candidatos cujos envelopes contiverem data da postagem posterior ao prazo estabelecido no edital  para as inscrições e com documentação incompleta.
6.2. A documentação e materiais, que comprovem a atuação, devem estar legíveis e ter boa qualidade, não comprometendo a analise da Comissão.
6.3. Em hipótese alguma serão aceitos espetáculos ainda não estreados.
6.4. O processo seletivo será realizado em duas etapas eliminatórias.
6.4.1.   A primeira etapa consiste na análise da documentação apresentada
6.4.2.   A segunda etapa consiste na análise da proposta de espetáculo apresentada. Será considerada a consonância da proposta com os objetivos e características do Projeto Cena Local, quanto aos dias, horários e locais previstos para a realização das apresentações, conforme descrito no item 2 deste edital.
6.5. Para a seleção dos 3 (três) artistas e/ou grupos serão considerados:
6.5.1.   Qualidade artística do trabalho
6.5.2.   Ficha técnica do espetáculo
6.5.3.   Coerência do espetáculo com a proposta do projeto Cena Local
6.5.4.   Exequibilidade da proposta.
6.6. Os critérios acima especificados serão objeto de avaliação em reunião da Comissão de Seleção, a qual será registrada em pauta.

7.    DO RESULTADO
7.1. Os nomes dos três artistas e/ou grupos selecionados serão divulgados no dia 31 de março de 2014 no blog do Grupo Trama (tramadeteatro.blogspot.com.br)  e nas redes sociais.
Serão encaminhados e-mails de confirmação para os selecionados.


8.    DAS RESPONSABILIDADES DOS CANDIDATOS SELECIONADOS
8.1. Os candidatos selecionados através do presente edital deverão assumir as seguintes responsabilidades:
8.2. Cumprir horários determinados para a realização das apresentações.
8.3. Acatar normas e condições estabelecidas pelo Grupo Trama.
8.4. Garantir que a proposta do espetáculo apresentada para a seleção seja fielmente executada. 
8.5. Responsabilizar-se por quaisquer ônus referentes à execução do trabalho durante o período de realização das apresentações.

9.    DOS VALORES
9.1 Cada artista e/ou grupo aprovado receberá o valor montante de R$ 4.000,00 (quatro mil Reais) para realização das cinco apresentações propostas.
9.2 Os pagamentos serão realizados, no ultimo dia das apresentações,  pela coordenação do Grupo Trama mediante apresentação de  nota fiscal
9.3 Do valor bruto serão descontados os impostos municipais, estaduais e federais, caso necessário.

10. DAS RESPONSABILIDADES DO GRUPO TRAMA DE TEATRO
10.1.        O Grupo Trama, na condição de realizador do projeto, obriga-se a:
10.1.1.                Garantir boas condições de segurança e adequação de local para a realização das apresentações.
10.1.2.                Garantir transporte dos equipamentos e cenários necessários a apresentações selecionadas.
10.1.3.                Garantir infra-estrutura de som e iluminação necessárias para as apresentações.
10.1.4.                Emitir certificado de participação aos artistas.
10.1.5.                Realizar o pagamento aos participantes, através do Grupo Trama, observando o cronograma estipulado para as apresentações, desde que o artista/grupo tenha cumprido as responsabilidades previstas neste edital.

10.2.        Fica estabelecido que não compete ao Grupo Trama quaisquer ônus sobre a produção dos espetáculos selecionados para as apresentações propostas, assim como custos com ECAD, SBAT e outros.

11. DOS DIREITOS AUTORAIS E DOS QUE LHE FOREM CONEXOS
11.1.        Os participantes são responsáveis pela originalidade e titularidade das obras, sendo de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do artista/grupo inscrito a observância e regularização de toda e qualquer questão concernente a Direitos Autorais e dos que lhe forem conexos, relativos à documentação encaminhada.
11.2.        O Grupo Trama é isento de quaisquer responsabilidades, cível ou criminal, resultante de falsa imputação de autoria, titularidade ou originalidade das obras, eventualmente apuradas.
11.3.        O Grupo Trama de Teatro se reserva o direito de documentar e fazer uso das imagens, por meio de: foto, vídeo, texto, site ou qualquer outro meio de registro, durante todo o período de execução do projeto Cena Local.
11.4.        Ao Grupo Trama de Teatro ficam reservados todos os direitos de veiculação de imagem dos artistas e/ou dos espetáculos selecionados em todos os veículos de comunicação com a finalidade de divulgar o evento, bem como utilizar tais imagens em futuras publicações do Grupo Trama.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1.        Caso não haja propostas selecionadas, dentre as inscrições, o Grupo Trama de Teatro se reserva no direito de convidar artistas e/ou grupos de Contagem para realização do Projeto.
12.2         Quaisquer esclarecimentos e orientação para a participação neste edital serão prestados pelo telefone: (31) 2515-1580 ou pelo email: grupotramacomunicacao@gmail.com
12.2.        Das decisões da Comissão de Seleção não caberão recursos.




Contagem, 19 de fevereiro de 2014.

GRUPO TRAMA DE TEATRO




PROJETO CENA LOCAL

FICHA DE INSCRIÇAO



Nome do grupo e/ou artista:_____________________________________

CNPJ:______________________________________________________
ou
CPF:________________________________________________________


Endereço:_____________________________________________n. _____
Bairro: ______________________________________________________
Cidade: Contagem – MG

Telefone:
Celular: ______________
Fixo: ________________

Email: ______________________________________________________


Área do espetáculo proposto:
____ Teatro
____ Circo
____ Dança


Declaro concordar com as normas estabelecidas para o processo de seleção, de artistas e/ou grupos, e execução do Projeto Cena Local, conforme edital lançado pelo Grupo Trama,  em 19 de fevereiro de 2014.



Nome completo:


Assinatura: